Como lidar com colaboradores que não são seus "empregados CLT"?
- Higya Alessandra Merlin

- 20 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Com as crescentes transformações no mundo do trabalho, é cada vez mais comum que as relações de trabalho não se deem somente sob o regime da CLT. Aliás, o emprego formal, com carteira assinada, está com os dias contados. Fique atento às transformações, porque elas são inevitáveis.
Dessa forma, entre os colaboradores da sua organização, você pode pode ter (ou vir a ter) pessoas jurídicas (PJ) diversas, terceirizados, Microempreendedores Individuais (MEI)... Eles estarão presentes na sua empresa de alguma forma. Porém, você, empresário, gerente, coordenador, terá com eles uma relação diferente dos direitos e deveres tradicionais do regime CLT. Exemplo: um colaborador que é MEI pode simplesmente "levantar e ir embora". Como lidar com essas particularidades?
A resposta é: sabendo ser um líder de verdade!
Preste atenção: para o cliente, não importa se os seus "funcionários" são CLT, MEI, terceirizados... O cliente enxerga a sua marca. É o seu nome que está em jogo, é o valor agregado da sua marca que está sendo construído ou desconstruído pelas pessoas que fazem parte da sua equipe.
Portanto, a responsabilidade é SUA! Você precisa desenvolver os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de um líder. Sim, liderança pode e deve ser aprendida. Algumas pessoas são naturalmente líderes, mas isso não acontece com a maioria. A boa notícia é que qualquer pessoa, SE QUISER, pode se desenvolver e aprender a ser um líder! Liderança tem técnica!
Com a competitividade acirrada e produtos e serviços cada vez mais similares, o diferencial ficará por conta do atendimento e das relações interpessoais. Liderança abrange tudo isso.
Não adianta você exigir que seus colaboradores sejam isso ou aquilo se você não é um verdadeiro líder. Ademais, sendo líder, você desenvolverá constantemente sua percepção e raciocínio crítico, o que ajuda a antecipar-se aos fatos, ou seja, a ser proativo. Pessoas proativas não esperam as mudanças acontecerem, elas caminham à frente e, por isso, conseguem se destacar no mercado.
Por fim, um alerta: busque desenvolver-se com quem tem formação adequada para isso. Infelizmente, há muitas pessoas despreparadas no mercado, vendendo soluções mágicas para os problemas. Isso é ilusão! Desenvolvimento é um processo contínuo. Administração é CIÊNCIA! Informe-se!
Quer ouvir em PODCAST? Clique AQUI!



Comentários