Soft Skills, QA e afins...
- Higya Alessandra Merlin

- 4 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jan. de 2020

Você já deve ter ouvido expressões como Soft Skills e QA. De forma bem simples, soft skills são as famosas competências comportamentais, e QA diz respeito ao Quociente de Adaptabilidade. Outra reflexão que você já deve ter ouvido por aí é: contrata-se pela técnica, demite-se pelo comportamento. É isso mesmo!
O fato é que os componentes comportamentais estão sendo cada vez mais exigidos em um mercado que está em constante mudança. É necessário, sim, dominar a técnica, mas é mais importante ainda dominar os comportamentos requeridos para o que você se propõe a fazer. E é imprescindível que essas competências comportamentais incluam a capacidade de inovação e adaptação. O QI (quociente de inteligência) e o QE (quociente de inteligência emocional) continuam sendo importantes. Porém, é indispensável ir além: ter a capacidade de reagir positivamente a um ambiente de mudanças constantes. É aí que entra o QA (quociente de adaptabilidade).
O processo de transformação do trabalho é gradativo, mas está acontecendo, e é crucial que saibamos identificar e acompanhar a evolução dos tempos. Atividades humanas estão sendo substiuídas por máquinas e inteligência artificial. Contudo, isso não é problema para quem consegue inovar e se adaptar. Com a concorrência cada vez maior e com a oferta crescente de produtos e serviços, o diferencial vai ficar por conta do comportamento.
É certo que algumas pessoas são naturalmente mais criativas e encaram as coisas com mais resiliência. Mas isso não é desculpa para quem não é, pois todos podem, se quiserem, desenvolver seu potencial criativo e inovador. É para isso que serve o desenvolvimento! Desenvolver-se não é somente entrar em sala de aula para fazer um curso. Desenvolver-se é, antes de tudo, estar disposto a abrir a mente a novos caminhos e possibilidades.
Os trabalhos que dependem da essência humana nunca deixarão de existir. Cada vez mais, as pessoas serão exigidas para atividades estratégicas, de raciocínio e com foco em soluções. Cada vez mais, a diferenciação estará na dependência do atendimento e do relacionamento interpessoal. Cada vez mais, o sucesso estará na capacidade de criar soluções a partir do caos, de sair na frente, de pensar fora da caixa.
Diante disso, o mercado prezará por profissionais que saibam se relacionar, liderar, que dominem as téncias de comunicação, que busquem soluções constantemente, adaptando-se rapidamente às novas realidades. Ficarão de fora aqueles que terceirizam culpas, reclamam dos acontecimentos, focam nos problemas e que não têm pensamento sistêmico e visão estratégica.
Portanto, não espere! Se nao começou, comece agora mesmo a desenvolver suas competências comportamentais, sua capacidade de adaptação, de liderança, comunicação e inovação.
Algumas dicas práticas:
- Conviva com quem lhe inspira, siga quem lhe inspira, busque as melhores práticas;
- Tenha uma boa rede de contatos, viva em movimento, converse, faça novos contatos, participe de eventos;
- Leia, busque fontes confiáveis, assista a programas e espetáculos interessantes, converse com pessoas inteligentes;
- Faça cursos, vá a palestras legais, utilize a internet de forma inteligente, nunca pare de estudar;
- Tenha também momentos de lazer e de ócio, pois as melhores ideias surgem quando menos esperamos, mas, para isso, precisamos estar de bem com a vida.
- Substitua a reclamação pela seguinte pergunta: - o que EU posso fazer diante de tal situação?



Comentários