top of page

Sua organização tem líderes? Você é um líder?

Atualizado: 24 de jan. de 2020


Para Peter Drucker, pai da gestão moderna, líder é aquele que tem pelo menos um seguidor. Wagner e Hollenback (2012) definem liderança como o uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo visando à realização de objetivos.

A palavra chefe, por sua vez, é muito usada no cotidiano, em algumas ocasiões até com carinho, para nos referirmos a quem ocupa uma posição superior à nossa. Porém, refletindo sobre práticas de gestão, essa divisão entre líder e chefe aparece muito por aí, relacionando o chefe a atitudes antigas, departamentais, com visão estreita e ligada ao poder como forma de imposição.

A despeito de tantas definições teóricas, no dia a dia a existência de um verdadeiro líder é notável nos resultados da empresa, no seu clima, na qualidade de vida no trabalho e na rotatividade de seus colaboradores. E isso acontece porque, ao contrário do chefe, o líder inspira, desperta nos outros a vontade de fazer.

O líder não precisa impor, ser rude, autoritário, utilizar-se de poder coercitivo para obter os resultados que deseja. Fazer uso desses meios arcaicos de coerção é indicativo de pessoa insegura e que não tem conhecimento atualizado.

Liderar é a capacidade de influenciar pessoas, fazendo com que elas empenhem-se voluntariamente em objetivos. O líder conduz as pessoas para que os objetivos sejam alcançados por meio do desenvolvimento de suas competências. Liderança é responsabilidade com pessoas e resultados. Um verdadeiro líder entende verdadeiramente de pessoas.

Liderança não é somente posição, liderança é ação, atitude. Da mesma forma, liderança não é popularidade, mas sim resultado, assertividade. Liderança é visibilidade, o líder inspira por seus exemplos. Inspira mais do que ensina, seus atos são coerentes. O líder promove abertura e confiança, estabelece relação com a equipe, sabe colocar-se no lugar do outro, sentir com o coração do outro, ou seja, tem empatia latente.

Para liderar, é preciso ser leal e verdadeiro no relacionamento com a equipe. O líder precisa querer liderar, aceitar as responsabilidades, envolver-se integralmente com as metas da equipe, estimulá-la no cumprimento das tarefas. É necessário assumir riscos, ter comunicação efetiva e afetiva, atuar de forma imparcial, profissional.

Ser um bom líder passa longe da ideia de ser "bonzinho", querer agradar a todos. Ao contrário, o líder é imparcial e justo, atua com base na meritocracia, instiga o desenvolvimento dos liderados, deseja verdadeiramente que todos cresçam. O verdadeiro líder compartilha conhecimento, pois sabe que, quanto mais as pessoas conhecerem o trabalho e a empresa, melhor para ele e para os seus resultados.

Líder posiciona-se e banca suas decisões, admite seus erros, dá feedback construtivo e respeitoso aos seus liderados. Quando falamos com um líder, temos a sensação de que somos importantes, de que pertencemos ao processo. Quando temos um líder, acende-se em nós a vontade de vestir a camisa da organização. Com isso, trabalhar não se torna um fardo, mas sim um propósito. Líderes não fazem uso do poder legítimo para punir, assediar ou impor resultados. Isso fica para os "chefes".

Na vivência organizacional, fica muito fácil distinguir se temos chefes ou líderes. Organizações com predominância de chefes têm clima organizacional doente, turnover, absenteísmo, presenteísmo e resultados contestáveis. Organizações com líderes e que investem no desenvolvimento desses e de novos líderes são organizações saudáveis e que dão mais resultados práticos e sustentáveis.

Mas atenção: não se iluda com os resultados da pesquisa de clima organizacional, nem sempre eles correspondem ao que realmente se passa na sua organização. Para que uma pesquisa de clima realmente reflita a realidade, muitos aspectos técnicos devem ser observados. A melhor maneira de um gestor detectar isso é entendendo verdadeiramente de pessoas. É sendo um legítimo gestor de pessoas onde quer que esteja.

E aí: sua organização tem líderes ou chefes? Você é um líder ou um chefe?

Como ser um líder? Líderes podem e devem ser desenvolvidos. Liderança é desenvolvimento, estudo, conhecimento e prática de técnicas. Desenvolva-se!

Comentários


bottom of page