top of page

A organização do trabalho: local físico


Trabalhar de forma organizada rende mais e estressa menos. Ok! Quem nunca ouviu falar isso?

Mas a pergunta é: como me organizar para trabalhar melhor?

A organização do trabalho envolve vários aspectos técnicos e comportamentais. Vamos começar pelo básico: o local físico do trabalho.

Seja qual for o seu local físico de trabalho, é importante que ele seja funcional. Veja algumas dicas:

- Deixe seu ponto principal de apoio livre de instrumentos desnecessários. Exemplo: a mesa onde fica o computador no qual você desenvolve seu trabalho deve ser o mais limpa possível. Nada de ficar colocando tudo em cima da mesa! Como fazer isso?

Procure ficar somente com o material com o qual esteja trabalhando, guarde o restante, ainda que seja importante para outro momento;

Anote suas obrigações diárias/semanais/de longo prazo em uma agenda e deixe essa agenda na mesa de trabalho para que você possa consultá-la com frequência. Assim, você libera a sua mente, tendo a segurança de que tudo está sob controle e que, no momento certo, você lançará mão do material de que necessita.

Procure deixar ao alcance próximo somente os acessórios que você utiliza com frequência. Quanto aos demais, não é necessário deixá-los sobre a mesa.

Tenha um armário ou gaveteiro de apoio para guardar o que não está utilizando no momento. Guarde em ordem, por assunto, para facilitar a busca.

A mesa limpa, no caso de quem trabalha em ambiente de escritório, possibilita espaço para a postura correta: posicionamento do mouse, teclado, distância em relação à tela do monitor, correto apoio dos braços para digitar...

Se o seu ambiente for qualquer outro, o raciocínio é o mesmo: local limpo permite espaço para a postura correta e para executar melhor o trabalho, cuidando da saúde.

Mas o mais importante, a meu ver, é o seguinte: a sensação de organização externa colabora para reforçar a organização interna. Organizando-se externamente, eliminando o que não é necessário no momento, o ambiente fica mais leve e, consequentemente, a mente trabalha melhor. Com isso, temos menos estresse e mais rendimento.

Muitas vezes, somente a presença de muito material por perto já é o suficiente para aumentar a sensação de pressão e impotência perante tantas coisas que temos que fazer hoje em dia.

Pesquisas comprovam que o cérebro humano não consegue concentrar-se eficazmente em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Embora as mulheres afirmem que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo (concordo! rs), temos que ver se isso não está acarretando aumento do estresse e até uma produtividade/qualidade menor.

É lógico que a vida moderna acaba nos impondo uma rotina frenética, isso é fato. Mas o que está em reflexão aqui é: o que EU posso fazer para melhorar a MINHA qualidade de vida no trabalho?

Deixar o ambiente físico organizado é uma atitude bem concreta!

Falaremos mais sobre a organização do trabalho em artigos futuros.

Um abraço.

 
 
 

Comentários


bottom of page